Senha:
Fundação de Rotarianos

Cultura Celta

Por Camila Zola - 01/12/2017

No mês de outubro, o Halloween foi lembrado por todos os estudantes do Colégio Eduardo Gomes.

A 1ª série do Ensino Médio recebeu uma aula diferente devido a essa data.

As professoras Ingrid Galleazzo, de Gramática e Literatura e Angélica de Freitas, de Inglês, uniram-se para contar um pouco sobre a cultura celta e o alfabeto ogham.

Os celtas eram uma civilização agrária, ou seja, tiravam da natureza seu sustento e dependiam da terra para sua subsistência, por isso davam grande importância às estações do ano: se a colheita não tivesse sido boa, teriam grandes dificuldades de passar pelo inverno, devido à falta de alimentos, por exemplo.

Para eles, o dia 31 de outubro marcava o início de um novo ciclo, quando a época mais quente e de mais luz começa a dar lugar ao inverno, um período de menos iluminação, no hemisfério norte.

Durante a expansão do cristianismo, a cultura celta foi incorporada pelas festas religiosas.

No caso do Samhain, ele transformou-se no Halloween, mas também no Dia de Todos os Santos e em Finados, pois os celtas acreditavam que, na passagem de 31 de outubro para 1º de novembro, os véus que separam o mundo dos mortos do mundo dos vivos se dissipa, e é possível transitar entre eles.

Os alunos ficaram bastante curiosos e também discutiram o tema.

atendimento@colegioeduardogomes.com
financeiro@colegioeduardogomes.com