Senha:
Fundação de Rotarianos

Usina de Ideias - Consciência Negra

Por Camila Zola - 30/11/2017

O dia da Consciência Negra, 20 de novembro, serve para lembrar as dificuldades que os negros passam há séculos e para refletir sobre o assunto.

A professora Erika Magalhães, da Usina de Ideias, dedicou o mês de novembro ao Projeto Afro, para conscientizar os alunos do Integral a respeito desse tema.

A sala da Usina de Ideias está enfeitada com recortes coloridos das mãos das crianças, com a intenção de passar a mensagem de “pare”. Pare com o preconceito, o racismo e o bullying.

A professora os ensinou a confeccionar a boneca abayomi e contou sua origem nas viagens em que os escravos eram transportados, em navios, da África para o Brasil. As mães africanas rasgavam retalhos de suas roupas para criar pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam para acalmar as crianças e fazer com que se sentissem protegidas.

Os alunos também confeccionaram a “menina bonita do laço de fita”, com um pirulito de coração, para representar que somos todos iguais.

No início do projeto, os estudantes assistiram a um vídeo sobre racismo, e Erika destacou a importância de se respeitarem todas as diferenças.

atendimento@colegioeduardogomes.com
financeiro@colegioeduardogomes.com