Ensino FundamentalCultura afro-brasileira no Integral

Voltar

Ana Caroline Guedes

   Em 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra, e uma das formas efetivas de se combater o preconceito que ainda existe é trabalhar esse assunto com as crianças desde cedo, seja com brincadeiras, desenhos e produções artísticas em geral.

   Os alunos do Integral, sob orientação da professora Érika Magalhães, aprenderam sobre a história da boneca Abayomi. Essa palavra é de origem iorubá, idioma falado na parte oeste do continente africano e significa encontro precioso. Ela começou a ser feita durante as viagens, quando as mães faziam a Abayomi em forma de acalento, para amenizar o medo das crianças devido as atrocidades que aconteciam no navio negreiro...

   Para conscientizar-se sobre o respeito ao próximo, nessa semana da Consciência Negra, as crianças, além de escutar a história, também confeccionaram a boneca, usando tecidos e tnt. Todos puderam levar sua própria Abayomi para casa e conhecer, de forma sutil e lúdica, um pouco mais da cultura afro-brasileira, percebendo sua importância.  





Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo