Ensino FundamentalJogando com a matemática

Voltar

Por Jaqueline Sobreira - 12/02/2016

  O ábaco, criado pelos chineses, foi a primeira calculadora da humanidade. As hastes do ábaco representam unidade, dezena, centena, milhar e milhão. Essa calculadora ajuda na resolução de contas.

  O 3° ano do Ensino Fundamental usou o ábaco, dois dados e peças coloridas com o objetivo de aprender a adição com reagrupamento. Em quartetos, os estudantes jogaram o “Nunca Dez”, uma forma fácil de entender as unidades, dezenas e centenas. Com a orientação das professoras Adriana Furlani, Andreia Akima, Aparecida Idália, Carmem Lúcia, Cristiane Nunes e Paula Cristina, os jovens colocaram em prática a teoria matemática.

O jogo funciona da seguinte forma: o aluno lança os dados, e a soma de ambos é representada por peças amarelas, colocadas na haste da unidade, que é a primeira. O próximo jogador lança novamente os dados, e a soma é colocada novamente na primeira haste. Entretanto, se a soma de todas as peças for maior que dez, o aluno retira todas as peças e adiciona apenas uma peça azul na haste da dezena. Quem alcançar a haste centena primeiro vence o jogo.

O “Nunca Dez” pode ser jogado com a família e os amigos, com o objetivo de melhorar e desenvolver a lógica e o conhecimento matemático. Pode-se usar o ábaco chinês ou o material dourado, no qual cada quadrado simboliza uma unidade. Confira as fotos da atividade: 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo