Ensino FundamentalConstruindo um elevador no laboratório

Por Jaqueline Sobreira

As leis da física, e das ciências em geral, fazem parte do nosso cotidiano sem percebermos. Um exemplo é o uso de elevadores hidráulicos, para erguer carros e transportar pessoas. É útil até na cadeira do dentista. Esse mecanismo foi criado pelo cientista francês Blaise Pascal, em 1652, e, com o aprimoramento, está até hoje em diversos equipamentos.

No elevador hidráulico, está aplicada a lei de Pascal que prega o seguinte: a pressão em um ponto de um líquido em equilíbrio transmite integralmente pressão a todos os pontos desse líquido.  Essa lei faz com que o elevador suba e desça com uma força menor do que a realmente necessária.

Para entender perfeitamente, é possível fazer um elevador hidráulico com os seguintes materiais: duas seringas, sendo uma mais larga que a outra, fita adesiva, água ou qualquer outro líquido, e uma base em ambas as pontas. Essa foi a experiência realizada pelos professores Maria Bykovas e Carlos Sebode com o 6º ano do Ensino Fundamental, para que os alunos conhecessem e soubessem diferenciar os conceitos de força e pressão, além de entender que a pressão depende não só da força aplicada, mas da área onde é distribuída.

Depois da experiência realizada na semana de 4 a 8 de abril, os estudantes redigiram relatórios e responderam às questões da apostila.