Ensino FundamentalEstudo da cultura indígena

Por Jaqueline Sobreira

Estima-se que a população indígena, no Brasil, tenha chegado a cinco milhões de pessoas. Naquela época, as terras brasileiras eram ocupadas por grupos indígenas: os tupis e os guaranis.

A cultura indígena foi apresentada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para explicar a importância do dia 19 de abril, o Dia do Índio. Brincadeiras como “O homem vem aí” e “Arranca Mandioca” apresentaram para os pequenos o cotidiano de crianças indígenas. Na primeira brincadeira, os estudantes fingiam ser pássaros, e o homem seria o pegador que, conforme ia pegando os “pássaros”, colocava-os em cativeiro. A atividade fez com que a turma compreendesse a importância da fauna e da flora e os perigos de tirar os animais de seu habitat natural. Já na segunda dinâmica, os pequenos fingiam colher mandioca, um dos alimentos básicos da cultura indígena.

Após a data, as professoras Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Dragoni, Eny Razzante e Sheila Cristina apresentaram, aos alunos, nos meses de abril e maio, alguns povos indígenas, mostrando semelhanças e diferenças culturais existentes entre eles.  Uma das atividades que os pequenos realizaram aconteceu na Cozinha Experimental, onde o ingrediente principal da receita foi a mandioca.

Cada turma, com a ajuda do Prof. Carlos Sebode, aprendeu a fazer um pão de mandioca em apenas cinco passos: dissolver os ingredientes, misturar, amassar, modelar e assar. Os estudantes ajudaram em todo o processo, para que, em casa, ensinassem às mães a receita de um pão para um “lanche muito cultural”.

Após 40 minutos, os alunos degustaram o pão com requeijão e gostaram muito do sabor suave da mandioca.

Ficou interessado? Siga a receita abaixo: