Ensino FundamentalProjeto Nossa Empresa 2016

Por Jaqueline Sobreira

Grandes empreendedores começaram sua trajetória vendendo artigos simples e montando uma microempresa. Talvez essa seja uma das chaves para se tornar responsável por uma grande empresa. Entretanto, só é possível sonhar alto quando se tem noções básicas de Matemática, Português, Inglês, Redação, Ciências e Geografia.

Visando ao mercado atual, o EG conta com um projeto conhecido como “Nossa Empresa” em que alunos do 8º ano do Ensino Fundamental montam pequenas empresas. Durante o ano letivo, as turmas são separadas em cinco departamentos: publicidade, vendas, logística, produção e pesquisa. Cada departamento tem um líder, que fica responsável pelo trabalho dos colegas.

Cada turma fica encarregada de produzir alguma receita doce ou salgada e vender o produto dentro do Colégio. Todo o projeto é supervisionado pelo Prof. Marcelo dos Santos, que, em 2015, apresentou o projeto para educadores de todo o Brasil no Congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho).

A atividade é realizada, integrando várias disciplinas. Em Arte, os alunos ficam responsáveis pela criação das logomarcas, embalagens e fôlderes. Com ajuda de Técnicas de Redação e Língua Portuguesa, utilizam o que é aprendido em sala para redigir textos e relatórios, usando também as aulas de Informática para realizar pesquisas relacionadas ao projeto.

Para o produto ficar o mais parecido possível com os encontrados nas prateleiras de supermercados, os alunos calculam as calorias do alimento com a ajuda de Ciências e Matemática. Nas aulas de Geografia, o assunto é trabalhado, abordando-se a Globalização, associando a realidade econômica com a divisão de trabalho.

Além de os estudantes terem a oportunidade de vivenciar situações reais de uma microempresa, todo o dinheiro arrecadado é doado para uma instituição de caridade, com o objetivo de despertar, nos alunos, uma consciência de responsabilidade social, pelo desenvolvimento da compaixão.