Ensino FundamentalPreparando vinagre aromático

Por Jaqueline Sobreira

O vinagre está presente na cozinha de muitas pessoas, que usam o líquido para diferentes finalidades: limpar e preparar alimentos, temperar saladas e, até mesmo, tirar chiclete de roupas.

Esse condimento é conhecido por seu sabor azedo, que é uma das características de soluções ácidas, porém o Prof. Carlos Sebode ensinou para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma forma de dar-lhe um sabor mais agradável: coloca-se vinagre, salsa, manjericão, hortelã, louro e erva doce em um recipiente de vidro. A receita foi compartilhada com os estudantes, que poderão levar o tempero para degustar em casa, após as férias, já que o vinagre precisa ficar um período curtindo com os outros ingredientes.

Na segunda parte da aula, realizada na semana do dia 6 de junho, na Cozinha Experimental, o professor Carlos, junto com as Prof.ªs Crislaine Machado, Sheila Pagane, Eloisa Avalos, Maria Cristina, Savi Ferreira e Leila Buava, ensinaram para as crianças os perigos do consumo de soluções ácidas em excesso, com um segundo experimento. Foi colocado ovo de galinha dentro de um recipiente com vinagre, para mostrar à turma que, em longo prazo, o vinagre pode causar danos nos ossos, que são constituídos de cálcio, como a casca do ovo.

Depois das duas demonstrações, os alunos tiraram dúvidas sobre a composição do vinagre e outras formas de fazer o vinagre aromático. Se você ficou com vontade de experimentar esse condimento, siga a receita abaixo: