Ensino FundamentalO ar e sua massa

Voltar

Camila Zola

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o auxílio da professora Maria Bykovas e do professor Carlos Sebode, foram até o laboratório realizar três experiências para observar a massa do ar, assunto trabalhado em sala de aula durante o primeiro semestre.

A primeira experiência foi feita com duas bexigas penduradas em lados opostos de um cabide. Ao estourar uma delas, os alunos perceberam que o lado da bexiga que continuava cheia ficava mais pesado, demonstrando assim a existência de massa no ar presente dentro da bexiga.

A segunda foi feita com o uso de um copo de suco e dois canudos. Alguns alunos foram escolhidos para participar da atividade e deveriam deixar um canudo dentro do copo e outro para fora. Ao tentar tomar o líquido do copo, os estudantes encontravam dificuldade de sugar, pois é a pressão atmosférica exercida na superfície do líquido que o “empurra” pelo canudinho até a boca, mas a presença de um segundo canudo, em um espaço aberto, anula a pressão exercida.

A última experiência foi feita com pastilha efervescente colocada em um recipiente com água. Os alunos observaram a pastilha dissolver-se, liberando o gás carbônico presente em comprimidos antiácidos, através das bolhas.

Confira as fotos da atividade realizada no dia 16 de junho.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo