Ensino FundamentalA história ilustrada de São Caetano do Sul

Por Jaqueline Sobreira- 13/09/2016

Você sabe a história da cidade em que mora? Sabe quem foram seus primeiros habitantes? Com a ajuda da Fundação Pró-Memória, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental podem contar toda a história de São Caetano do Sul.

Depois de conhecerem as ruas, quarteirões e bairros da cidade, as crianças receberam um presente: um livro infantil que conta a história de São Caetano de uma forma didática, divertida e bem ilustrada. O livro em questão chama-se “A história de São Caetano do Sul”, escrito por Nereide S. Santa Rosa, que é especializada em literatura infantil.

A ideia de realizar um livro sobre a cidade para o público infantil surgiu, no começo do ano, dentro da Fundação Pró-Memória, que cuida dos arquivos que compõem a história de São Caetano. Em entrevista, a presidente da Fundação, Sônia Maria, conta que o objetivo era despertar o interesse dos jovens: “A história de São Caetano do Sul era muito procurada e pesquisada pelo público mais velho, mas queríamos atingir os jovens, que continuam escrevendo a trajetória da cidade.”

Para a confecção, foram reunidos documentos, com ajuda da historiadora Mônica de Frato, que coordena o centro de documentação da cidade, da diretora e historiadora Cristina Toledo e da própria Fundação Pró-Memória.

O Colégio Eduardo Gomes e principalmente os alunos do 3º ano, que estão estudando sobre o assunto, foram escolhidos para desfrutarem do resultado do trabalho. No dia 30 de agosto, os alunos puderam conversar um pouco com as pessoas que trabalharam na produção do volume. Depois, todos receberam o exemplar, que, além de contar uma belíssima história, tem ilustrações para aguçar a imaginação e personagens em papper toys, que são bonecos de papel que podem ser montados para que os alunos possam contar a história de São Caetano para outras pessoas.

Os estudantes ficaram animados com o presente e começaram a ler no mesmo dia!