Ensino FundamentalArte Postal

Por Jaqueline Sobreira

Mesmo com toda a tecnologia presente no nosso cotidiano, existe quem goste de enviar cartões postais, ao viajar, isso porque essa é uma das formas de retratar uma paisagem e lembrar de alguém especial. Na década de 1960, artistas plásticos também usavam esse tipo de correspondência para trocar obras de arte, onde a ilustração era feita pelo próprio autor. Esse tipo de arte ficou conhecida como arte postal, muito famosa na época.

A arte postal é uma forma de dialogar com outra pessoa através de desenhos. Essa forma de arte foi assunto de algumas aulas da Prof.ª Vitória Perricci com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Cada turma ficou com dos temas: fome, paz mundial e saúde. A proposta para os alunos era que criassem arte postal, usando toda a criatividade possível.

O resultado mostrou a dedicação das crianças, que usaram diversas cores para retratar o que pensavam sobre o assunto. Confira agora a arte postal do 5º ano: