Ensino FundamentalExcursão Cultural - Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul

Por Camila Gomes - 28/11/2016

A cidade de São Caetano do Sul foi fundada em 28 de julho de 1877 por imigrantes italianos, porém obteve sua emancipação político-administrativa apenas em 1947, com o surgimento da Sociedade Amigos de São Caetano, criada para lutar a favor da autonomia no município, até então distrito de Santo André.

O passado da cidade, o ano de fundação, os costumes dos habitantes, as atividades econômicas desenvolvidas, os meios de transporte, as formas de lazer e o modo de vida das pessoas da época foram estudados pelos alunos do 3º ano, nas aulas de História. Para complementar o conteúdo de estudos sobre o município, foi realizada, no dia 21 de outubro, uma excursão ao Museu Histórico Municipal de São Caetano do Sul, onde as crianças tiveram contato com livros, revistas e mapas antigos. Foi explicado também aos pequenos sobre as indústrias de antigamente, entre elas, a Cerâmica São Caetano S/A, fundada em 1913, e famosa pela produção de ladrilhos, telhas e tijolos refratários.

Um dos aspectos do passeio que chamou a atenção dos estudantes foi a exposição que o Museu promove de objetos, móveis, roupas, fotografias, pinturas e brinquedos antigos. Eles se impressionaram com as câmeras fotográficas de décadas passadas, completamente diferentes dos celulares tão acessíveis de hoje em dia, e com as maquetes baseadas no Palacete De Nardi, hoje sede do Museu.

O objetivo principal das atividades realizadas sobre o tema é auxiliar os alunos na compreensão do espaço e do tempo cronológico. Com a excursão, entenderam que, se esse material não estivesse preservado, não seria possível saber sobre o passado do lugar em que vivem. As crianças divertiram-se durante o passeio e afirmaram que conheceram um mundo diferente, onde nada se parece com o que temos hoje.