Ensino FundamentalO método científico

Voltar

Por Jaqueline Sobreira 08/03/2017

 Na última semana de fevereiro, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade no laboratório. Acompanhados das Prof.ªs Crislaine Machado, Eloísa Avalos, Leila Maria Buava, Maria Cristina Ferreira e Sheila Bogalhos, as crianças aprenderam as diferentes funções de um cientista, com o Prof. Carlos Sebode.  

Em um primeiro momento, o 2º ano estudou, em sala de aula, quais são as principais funções de um cientista, como, por exemplo, pesquisar fauna e flora, criar reações químicas e observar o mundo à sua volta. Para que entendessem como a profissão funciona e vissem de perto quais são os instrumentos utilizados, o professor Carlos explicou que existem dois tipos de cientistas: os naturalistas, que observam a natureza, e os cientistas de laboratório, que geralmente estudam o mundo químico e realizam experiências. Outro ponto importante da aula foi que, mesmo que esses cientistas estudem assuntos diferentes, todos utilizaram o mesmo método: observação, coleta e registro. 

O professor fez a seguinte pergunta para os estudantes: o ar ocupa espaço? Para que os alunos respondessem a essa pergunta, foi realizada uma experiência com os seguintes materiais: um béquer, um pedaço de fita adesiva e uma bolinha de papel. O professor Carlos grudou a bolinha com a fita adesiva no béquer e, ao colocá-lo em um recipiente com água, os alunos observaram que o papel não foi molhado. Isso porque o ar ocupou um certo espaço no béquer, protegendo o que estava dentro. Durante a experiência, foi usado o método científico. Ao final da aula, os pequenos fizeram perguntas sobre o assunto. 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo