Educação InfantilDia do Índio

Por Camila Zola

Há 74 anos, em 19 de abril, é celebrado, no Brasil, o Dia do Índio, data comemorativa criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Nesse dia, é importante refletir sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais, já que, atualmente, estima-se que existam cerca de trezentos mil índios em território brasileiro.

Com isso, é comum que, nas escolas, os alunos façam pesquisas sobre a cultura indígena, seus costumes e crenças.

No Colégio Eduardo Gomes, as turmas da Educação Infantil, com o auxílio das professoras Patrícia, Juliana, Roberta, Daniela, Débora e Bruna, participaram de uma celebração e aprenderam sobre o cotidiano desses povos.

As surpresas já começaram quando os pequenos chegaram à sala de multimídia, onde a porta, decorada como oca, deixou a impressão de que eles estavam realmente entrando em uma casa indígena.

Em seguida, os alunos observaram uma exposição com diversos adornos, instrumentos musicais e de guerra, como chocalho, zarabatana, flauta e cachimbo, entre outros. Também degustaram alimentos do dia a dia indígena, como chá de camomila, mandioca cozida, milho cozido e bolo de milho.

Durante a semana, outras atividades foram feitas para comemorar a data, os estudantes prepararam pão de mandioca e confeccionaram colares utilizando macarrão, para cada um se sentir um índio fazendo seu próprio material, representando os acessórios indígenas.

Além de desenvolver a percepção auditiva e visual da criança através de histórias e músicas, o objetivo da atividade foi fazer com que pudessem aprender sobre o assunto de maneira descontraída, com jogos, brincadeiras e roda de conversa para discutir sobre essa cultura, visando também seu modo de vida, grupo social, moradia, alimentação e pintura corporal.