Ensino FundamentalAlunos montam terrário para observar o meio ambiente

Voltar

Por Jaqueline Sobreira- 25/04/2017

 Uma das formas de se observar o meio ambiente é representando-o em microescala. Essa forma de representação é conhecida como terrário, um ambiente quente e úmido, que é constituído, assim como o meio ambiente, de solo, água, ar, luz e seres vivos. Além de observar o crescimento e o comportamento do mundo vegetal, é possível aprender, de modo didático, os quatro ciclos da água.

Por se tratar de um modo mais prático para observação, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, junto com o Prof. Carlos Sebode, montaram um terrário fechado. Usando um pote de vidro, argila expandida, cascalho, terra, musgos, flores e plantas, o professor, depois de montar o minijardim, explicou para as crianças que, mesmo quando as plantas morrem dentro de um terrário, os nutrientes servem para alimentar as outras plantas. Outro ponto ressaltado foi a importância da camada de ozônio, que foi representada por uma tampa de plástico. Sem ela, o vapor sairia do pote, não sendo possível que as gotículas de água regassem as plantas.

Depois disso, as crianças levantaram questões sobre quais plantas poderiam ser usadas, como cuidar, qual a expectativa de vida etc. Cada sala ficou responsável por, durante todo o ano letivo, cuidar de seu terrário junto com as professoras. 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo