Ensino FundamentalAlunos montam terrário para observar o meio ambiente

Por Jaqueline Sobreira- 25/04/2017

Uma das formas de se observar o meio ambiente é representando-o em microescala. Essa forma de representação é conhecida como terrário, um ambiente quente e úmido, que é constituído, assim como o meio ambiente, de solo, água, ar, luz e seres vivos. Além de observar o crescimento e o comportamento do mundo vegetal, é possível aprender, de modo didático, os quatro ciclos da água.

Por se tratar de um modo mais prático para observação, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, junto com o Prof. Carlos Sebode, montaram um terrário fechado. Usando um pote de vidro, argila expandida, cascalho, terra, musgos, flores e plantas, o professor, depois de montar o minijardim, explicou para as crianças que, mesmo quando as plantas morrem dentro de um terrário, os nutrientes servem para alimentar as outras plantas. Outro ponto ressaltado foi a importância da camada de ozônio, que foi representada por uma tampa de plástico. Sem ela, o vapor sairia do pote, não sendo possível que as gotículas de água regassem as plantas.

Depois disso, as crianças levantaram questões sobre quais plantas poderiam ser usadas, como cuidar, qual a expectativa de vida etc. Cada sala ficou responsável por, durante todo o ano letivo, cuidar de seu terrário junto com as professoras.