Ensino FundamentalMovimento cubista

Por Jaqueline Sobreira- 05/10/2017

O movimento cubista ressalta as formas geométricas nas composições, tendo como marco inicial as obras de Pablo Picasso, no século XX. O Cubismo tem extrema importância no campo artístico porque rompeu com os padrões de estética que, anteriormente, retratavam a natureza com perfeição e realismo.

Nas obras de Picasso, além das formas, é possível identificar a presença de cores fortes. Esse aspecto faz com que algumas pessoas relacionem a arte cubista com a cultura africana.

O cubismo ganhou espaço no Brasil durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, que ressaltou diversos campos artísticos. Pela importância do movimento, as Prof.ªs Nilza Sbravat e Andrea Araújo apresentaram a história do movimento para os alunos do 8º ano do Ensino Médio. Após aprenderem os conceitos, os alunos criaram retratos com elementos cubistas. Após desenharem, os estudantes coloriram seus trabalhos com tons fortes, representando a cultura africana.

O resultado foi exposto nos corredores do EG.