Ensino FundamentalEntendendo o bullying

Por Camila Zola - 31/10/2017

Discutir sobre o bullying é essencial, visto que esse assunto vem sendo debatido, com muita frequência, e cada vez mais fatos acontecem para nos mostrar que é preciso respeitar o próximo, denunciar quem pratica o ato, ou procurar ajuda.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, sob supervisão da professora de Ética, Juliana Todeschi, estão discutindo o tema desde o ano passado, fazendo leituras, exercícios e trabalhos.

Para retomar o assunto, os estudantes deveriam fazer uma encenação na qual colocassem em prática os conceitos trabalhados, pensando em uma prática de bullying. Deveriam apresentar atos agressivos, intencionais e repetitivos, que acontecem sem um motivo evidente e que podem ser físicos ou verbais. Foram apresentados papéis de vítima, praticante e testemunhas.

As apresentações foram feitas para os alunos de 4º e 5º anos e, após a cena, o grupo do 8º ano direcionava algumas questões para observar o entendimento dos pequenos e, para finalizar, transmitiam uma mensagem reflexiva contra o bullying, para a classe.