Ensino MédioDicas para o Enem 2017

Por Camila Zola - 10/11/2017

Estudar para a prova não é uma tarefa fácil, pois exige, além de muita concentração, uma série de preparos para que o estudante possa aprender o conteúdo.

Lembramos aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode abrir diversas portas para os estudantes ingressarem no ensino superior.

Concorrer a uma vaga em universidade pública pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), bolsa de estudo parcial ou integral pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos) ou financiamento de graduação em instituições de ensino particulares pelo FIES (Programa de Financiamento Estudantil) são algumas das possibilidades que o exame traz.

O Enem 2017 ocorre pela primeira vez em finais de semana diferentes, o que traz ao inscrito uma pequena pausa para se preparar, de uma prova para outra.

O primeiro dia do teste foi composto por Redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas. No segundo, 12 de novembro, são 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. O resultado será divulgado em 19 de janeiro de 2018.

Não esqueça, para o dia do exame, só é válido documento de identificação original, oficial e com foto, não é autorizado cópia simples, autenticadas nem documentos sem foto.

Após o último domingo de provas, será permitido conferir os Cadernos de Questões de todas as cores de provas, mas por apenas três dias úteis, basta acessar o site do INEP, na página do ENEM.

Os alunos também podem baixar o aplicativo “Quero minha nota”, basta cadastrar-se no link: enem.do/eg

O EG separou algumas dicas para os alunos estudarem. Confira.

1.  É necessário fazer pequenos intervalos para descansar. - Depois de um dia de trabalho, exercícios físicos e a correria do cotidiano, nosso corpo precisa de um tempo para relaxar. O mesmo acontece com o cérebro.  Cansaço mental pode tirar a atenção se o estudo ocorrer por um tempo muito longo.

2.  Variar as matérias enquanto estuda. - Isso faz com que o cérebro absorva a matéria com mais facilidade, já que focar muitas horas na mesma matéria pode ser desgastante.

3.  Fazer revisões constantes. - Segundo o estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, um ser humano normal pode esquecer de 50 a 80% da matéria após 24 horas depois de estudá-la, ou seja, ao final de seis dias, se não houver nenhuma revisão, você terá retido somente 5% das informações que adquiriu estudando. Revisar semanalmente contribui para que o cérebro conserve o conteúdo com facilidade.

4.  Estudar com antecedência. - Deixar tudo para a última hora faz com que o candidato tenha mais dificuldade de assimilar todo o conteúdo necessário para as provas, além de se tornar algo maçante.

5.  Fazer um cronograma de estudos. - Organizar quais matérias serão estudadas no dia ou quais serão revisadas é essencial para se preparar da melhor forma para qualquer exame.

6.  Fazer simulados antes de realizar a prova do Enem. – Procurar testes para responder on-line ou realizá-los no próprio Colégio fará com que todos fiquem mais preparados e ganhem mais resistência para aguentar a longa prova.

7.  Manter a calma. - Fatores como ansiedade e nervosismo podem afetar o raciocínio durante o dia oficial da prova. Faça uma pausa, respire e recupere a calma.

O Colégio, nos meses de agosto e setembro, ofereceu oportunidades para os alunos se preparem para o exame, com simulados organizados pelo Sistema Anglo.