EventosV Ciclo de Palestras - Leandro Karnal

Voltar

Por Rafael Teodoro - 28/06/2016

O Ciclo de Palestras, evento do EG, chega a sua 5ª edição em 2016 como parte da celebração pelos 35 anos da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, mantenedora do Colégio Eduardo Gomes. Seu principal objetivo é mediar a relação entre pais, educadores e alunos através de palestras com profissionais renomados.

Nas duas primeiras palestras deste ano, o Ciclo de Palestras recebeu a mestra e doutora em filosofia, psicóloga, especialista em políticas públicas, poetisa, psicanalista e comentarista da rádio CBN,Viviane Mosé; e o psicoterapeuta, especialista em Psicologia Educacional e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de 20 livros educacionais, Leo Fraiman.

Para a terceira noite do evento, convidamos Leandro Karnal, professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) , desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui pós-doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam da história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012). É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revista Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História).

A proposta de Leandro Karnal em sua palestras foi discutir ética nos dias atuais, tarefa difícil nos dias atuais. A palestra é desenvolvida através da seguinte premissa:

Zygmunt Bauman em seu livro “a ética é possível num mundo de consumidores?” lembra que Freud destacou que a conclamação para amar o outro como a ti mesmo é o preceito fundamental da vida civilizada. Questiona então se “a civilização seria baseada em uma contradição insolúvel, já que promove a busca pela realização dos interesses individuais, particulares.” Discutir a ética nesse cenário mostra-se, portanto, essencial. Nesse sentido, espera-se traçar um panorama da construção da noção de ética na história, até os dias atuais — como a noção de ética navega na lógica contemporânea de mundo líquido?

Novamente, o evento foi um sucesso e abre caminho para a grande palestra final, que será realizada no dia 24 de agosto, com o palestrante Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e à Educação. Os pais podem realizer as inscriçoes através do site do Colégio Eduardo Gomes, a partir do dia 08/08.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo