Ensino FundamentalIdentificando as nuvens

Por Nicole Defillo -  12/03/2018

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental estão aprendendo sobre os fenômenos da natureza que envolvem a água e, para ilustrar o conceito estudado, realizaram uma atividade relacionada aos tipos de nuvens.

Para a execução da atividade, eles necessitaram de um identificador de nuvens, que o Caderno Anglo disponibilizou, e um local com espaço aberto para a observação das nuvens. Durante a atividade, os alunos reuniram-se em grupos, e cada grupo observou as nuvens que estavam no céu para identificá-las.

As nuvens são formadas por gotículas de água condensadas e acumuladas na troposfera terrestre e podem ser classificadas em tipos diferentes, como Cumulus, que indica um tempo mais clamo e sem chuvas; Cumulonimbus, que indica a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuva volumosa, além de granizo e neve; Stratus, que indica chuvas fracas ou garoa, além de muitos outros tipos.

Confira as fotos da atividade!