Ensino FundamentalSistema respiratório

Voltar

Por Camila Zola - 22/05/2018

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sob supervisão das professoras Valéria Siviero e Michele Berteli e do professor Carlos Sebode realizaram duas experiências, no laboratório de ciências, para entender o funcionamento do sistema respiratório. 

A primeira experiência foi para visualizar o processo de inspiração e expiração. Utilizaram 1 garrafa plástica transparente, 2 bexigas e 1 tesoura de ponta arredondada. A garrafa representava o pulmão, enquanto cada uma das bexigas representava os movimentos respiratórios.

Na segunda experiência, os estudantes foram divididos em duplas e, com uma fita métrica, deveriam medir o perímetro da caixa torácica do amigo, perceber os movimentos das costelas e anotarem suas observações numa tabela.

O objetivo desse experimento foi comparar os movimentos e entender que, na inspiração, a caixa torácica aumenta, para permitir a entrada de gases e, na expiração, diminui, para expulsar os gases pulmonares para a atmosfera.

Em sala, continuaram debatendo o tema.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo