Ensino FundamentalSistema respiratório

Voltar

Por Camila Zola - 22/05/2018

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sob supervisão das professoras Valéria Siviero e Michele Berteli e do professor Carlos Sebode realizaram duas experiências, no laboratório de ciências, para entender o funcionamento do sistema respiratório. 

A primeira experiência foi para visualizar o processo de inspiração e expiração. Utilizaram 1 garrafa plástica transparente, 2 bexigas e 1 tesoura de ponta arredondada. A garrafa representava o pulmão, enquanto cada uma das bexigas representava os movimentos respiratórios.

Na segunda experiência, os estudantes foram divididos em duplas e, com uma fita métrica, deveriam medir o perímetro da caixa torácica do amigo, perceber os movimentos das costelas e anotarem suas observações numa tabela.

O objetivo desse experimento foi comparar os movimentos e entender que, na inspiração, a caixa torácica aumenta, para permitir a entrada de gases e, na expiração, diminui, para expulsar os gases pulmonares para a atmosfera.

Em sala, continuaram debatendo o tema.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP

Telefone

(11) 4229-2919
Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide