Ensino MédioEstudo do meio - Bertioga

Por Catharina Siqueira - 19/09/2018

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, acompanhados pela professora Valquíria Fernandes Nunes, viajaram a Bertioga, litoral norte de São Paulo, para realizar um trabalho de Biologia, a partir de estudo do meio.

O objetivo principal da viagem foi levar os alunos à vivência dos conceitos, explorados em sala de aula, sobre os ecossistemas da Mata Atlântica, região de restinga e de manguezal do litoral norte de São Paulo, explorando as características típicas de fauna e flora; conhecendo a floresta tropical exuberante e densa com grande biodiversidade; compreendendo a importância ecológica do manguezal na procriação e no desenvolvimento de diversas espécies da fauna marinha, como rota migratória de aves e na alimentação de peixes. Discutiu-se, com os alunos, a importância dessas áreas de preservação e a influência do crescimento urbano, dos aterros, da expansão imobiliária e de outros fatores que estão comprometendo esses ecossistemas.

Em seguida, os alunos responderam a um questionário, a partir das observações que fizeram durante a viagem, e que servirá de ponto de partida para a elaboração do trabalho escrito.

Confira as fotos.