OutrosOutubro Rosa

Voltar

Por Catharina Siqueira

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que tem como principal objetivo buscar a conscientização das pessoas em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, para que as chances de cura sejam maiores e ocorra a redução da mortalidade. 

O câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete o tecido mamário, e é o 2º tipo de câncer que mais atinge as mulheres. Fatores importantes podem influenciar o desenvolvimento da doença, como ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade, não ter filhos, ter engravidado pela primeira vez após os 30 anos, não ter amamentado, ter feito reposição hormonal, além de fatores ambientais, genéticos e estilo de vida. 

As maiores chances de cura ocorrem quando o tumor é identificado precocemente, com exames como a mamografia, que deve ser feita frequentemente após os 50 anos; com o autoexame das mamas e com a observação de sintomas que podem vir a acontecer, como alterações no formato ou no tamanho da mama, pele com aspecto anormal (como casca de laranja), vermelhidão, calor e dor, inflamações, feridas e crostas na pele do mamilo, coceira frequente na mama e no mamilo, mamilo afundado, liberação de secreções ou sangue pelo mamilo e inchaços e nódulos nas axilas.

Veja abaixo como realizar o autoexame de toque, para verificar a existência de nódulos:


Durante o mês de outubro, faça uma doação à Rede Feminina de Combate ao Câncer, ajude com pacote de leite em pó, gelatina ou bolacha.




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP

Telefone

(11) 4229-2919
Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide