OutrosFevereiro Roxo e Laranja

Voltar

Por Catharina Siqueira 

Cada um dos meses do ano é dedicado a momentos de conscientização, prevenção ou combate a doenças que afetam nossa sociedade.

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia. Todas são doenças crônicas que precisam de acompanhamento médico.

O lúpus é uma doença autoimune que pode prejudicar diversos órgãos e tecidos do corpo humano, como as articulações, rins, pele e vários outros. Isso ocorre quando o sistema imunológico ataca alguns tecidos saudáveis do corpo e, mesmo não sabendo o que pode causar essa doença, pesquisadores dizem que é provocada por uma combinação de fatores: hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. O lúpus pode ser controlado, com a ajuda de anti-inflamatórios, corticoide.

Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida. Os portadores têm dores por todo o corpo. Suas causas podem ser genéticas, infecções por vírus e doenças autoimunes, sedentarismo, ansiedade e traumas físicos ou emocionais.

O mal de Alzheimer é uma doença de grande ocorrência. São registrados mais de 2 milhões de casos no Brasil. A doença destrói a memória e as funções mentais importantes, provocando esquecimento e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa.

Por último, a leucemia, um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas e faz com que o organismo tenha dificuldade para combater as infecções. Em torno de 150 mil casos são registrados por ano no Brasil, e uma maneira de ajudar as pessoas acometidas por essa doença é a doação de medula óssea e também a doação de sangue.

Fevereiro é o mês de conhecer essas doenças e de promover a conscientização sobre elas. É importante ressaltar a importância de se fazerem exames periódicos para diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

 




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo