OutrosDia da Mulher

Voltar

Por Catharina Siqueira

Como poderíamos homenagear as mulheres apenas no dia 8 de março? Precisamos sempre nos lembrar das mulheres que já mostraram dedicação, independência, encantamento, competência, determinação, coragem, trabalho e muito mais.

Elas são aviadoras, astronautas e cientistas, como Amelia Mary Earhart, que foi pioneira na aviação dos Estados Unidos e defensora dos direitos das mulheres. Com coragem, sobrevoou sozinha o Oceano Atlântico. Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar para o espaço! Uma mulher foi diretora de engenharia de software na NASA e uma das responsáveis pelo Projeto Apollo, um dos mais importantes. Seu nome era Margaret Heafield. Lélia Wanick Salgado iniciou os estudos para recuperar a Mata Atlântica. Sofia Ionescu-Ogrezeanu foi a primeira neurocientista e neurocirurgiã do mundo!

Algumas mulheres são esportistas, como Marta, que ganhou 6 vezes o prêmio de melhor jogadora de futebol do mundo, ultrapassando a marca de Cristiano Ronaldo. Rafaela Lopes da Silva foi a primeira brasileira campeã mundial de judô, mostrando que o tatame também é lugar de as mulheres brilharem. E Junko Tabei deixou sua marca no topo do Monte Everest, em 16 de maio de 1975, após ser a primeira mulher a chegar lá.

Elas são da realeza... a Rainha Elizabeth está reinando desde 6 de fevereiro de 1952 e apresentando enorme popularidade no Reino Unido. Temos a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea em 1888. Outra princesa famosa foi Diana, que conquistou o mundo com sua simpatia e com a empatia com os desfavorecidos.

A independência levou grandes nomes femininos a lutarem por seus direitos, como Nísia Floresta Augusta, que lutou pela emancipação feminina e alfabetizou meninas e mulheres, e Vidgís Finnbogadóttir, primeira mulher eleita presidente (Islândia).

Mulheres fortes exerceram/exercem o poder em diferentes países, como Golda Meir (Israel), Margareth Tatcher (Inglaterra), Benazir Bhutto (Paquistão), Indira Gandhi (Índia), Angela Merkel (Alemanha)...

Jovens também marcaram gerações. Mesmo tendo vivido tão pouco, Anne Frank registrou sua luta, interrompida pela 2ª Guerra Mundial. Porém, Malala Yousafzai, sobreviveu a um tiro na cabeça, aos 14 anos, e luta pelos direitos das mulheres à educação! Marie Curie, cientista polonesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade, foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. Malala também recebeu um Prêmio Nobel.

Impossível não nos lembrarmos de grandes escritoras, como Wirginia Woolf, Agatha Christie, Clarice Lispector, J.K. Rowling, Simone de Beauvoir, Lygia Fagundes Telles, Cecília Meireles...

Nós, do Colégio Eduardo Gomes, parabenizamos todas as mulheres, não apenas no dia 8 de março, mas em todos os dias, pois elas são muito mais especiais do que podemos imaginar.

A todas as mulheres, nosso respeito!  

 




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo