OutrosMaio Amarelo

Por Catharina Siqueira

Maio é o mês que tem como propósito chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e apresenta a cor amarela pois remete à atenção e à sinalização e à advertência no trânsito. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito que tem a intenção de poupar 5 milhões de vidas até 2020.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, 1,3 milhão de mortes foram contabilizadas por conta de acidentes, em mais de 170 países e 50 milhões de pessoas sobreviveram, porém com sequelas de algum acidente. Isso dá em torno de 3 mil vidas por dia. É a 9ª maior causa de mortes no mundo.

Estima-se que até 2020, 1,9 milhão de mortes ocorrerão por conta de acidentes de trânsito e, em 2030, o número aproxime-se a quase 2,5 milhões.

O maio amarelo é apoiado por mais de 27 países, 1425 empresas e 423 cidades que querem chamar a atenção da população para as consequências que algumas escolhas, como atender o telefone no trânsito, mexer no celular, beber antes de dirigir, passar do limite de velocidade, não parar no sinal vermelho e a ausência do capacete, podem acarretar em mortes e acidentes graves.

Sua escolha faz diferença. O Colégio Eduardo Gomes apoia essa causa.