Ensino MédioOpa, habemus DNA!

Voltar

Por Gabriel Melo - 17/05/2019

No mês de maio, os alunos da 1ª série D do Ensino Médio, sob orientação do Prof. Felipe Rodrigues, de Biologia, realizaram atividade prática sobre extração de DNA com morangos e bananas.

Os morangos que consumimos são plantas da espécie Fragaria ananassa. Essas plantas são Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas que enfeitam muitos jardins. Uma das razões de trabalhar-se com morangos é que eles se prestam muito bem à extração de DNA, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais. Além disso, os morangos possuem muito DNA: 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos.

O DNA é o composto orgânico que contém as instruções genéticas dos seres vivos. É a partir dessas informações contidas no DNA que todas as nossas células reproduzem-se e que todas as nossas características herdadas dos ascendentes manifestam-se. Na duplicação das células, o DNA é replicado e cada uma das células-filha fica com DNA idêntico ao DNA da célula-mãe.

O objetivo da atividade foi que os alunos envolvidos no experimento devessem ser capazes de extrair o material genético do morango de forma a torná-lo observável a olho nu e, a partir dos procedimentos realizados, entendessem a relação entre química e biologia nos conceitos de Genética.

Veja as fotos da atividade.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP

Telefone

(11) 4229-2919
Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide