OutrosLaranja e vermelho colorindo dezembro

Voltar

Por Marcella Guizelini

 

 Em dezembro, duas campanhas objetivam conscientizar a sociedade sobre doenças: a dezembro laranja e a dezembro vermelho, voltadas à conscientização sobre o câncer de pele e sobre o vírus HIV (causador da AIDS), respectivamente.

O câncer de pele, um dos tipos de câncer mais frequentes, atinge mais a população feminina e é causado pela exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioleta do sol. Diagnosticado pelo dermatologista através de exames clínicos, o câncer de pele pode ser identificado através de manchas, pintas e feridas na pele e, quanto mais cedo seu diagnóstico, maiores são as chances de cura. O tratamento da doença consiste em quimioterapia, radioterapia e retirada da lesão e do tecido ao redor. Para se prevenir, é necessário evitar a exposição excessiva ao sol, protegendo-se também com filtro solar, camisetas, chapéus e óculos escuros, entre outros.

Já o HIV é o causador da AIDS e ataca o sistema imunológico, o que diminui a capacidade de defesa do organismo. Diagnosticada através da coleta de sangue ou por fluido oral, a AIDS é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e não tem cura, portanto, quanto antes o diagnóstico, maior a expectativa de vida daquele que possui o vírus. O tratamento consiste em medicamentos antirretrovirais que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Os sintomas são parecidos com um mal-estar, como: febre, calafrios, dores de cabeça, de garganta e musculares, entre outros. Para se prevenir, é necessário o uso de camisinha, seringas descartáveis, evitar o compartilhamento de objetos perfuro-cortantes e ficar atento em transfusões de sangue e doações de órgãos.




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo