Ensino FundamentalVamos brincar de Índio

Alunos do 1° ano aprendem mais sobre a cultura indígena

Por Tábata Madeira

No mês de abril, mais precisamente dia 19, comemoramos o Dia do Índio, que é data em que devemos refletir sobre a importância de preservar e respeitar as manifestações culturais indígenas.

Existem cerca de 225 sociedades indígenas espalhadas por todo o Brasil, cada uma com características e costumes muito particulares.

Assim, percebendo a vasta influência que os primeiros habitantes do território brasileiro proporcionaram, as professoras do 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio Eduardo Gomes, realizaram atividades gastronômicas e brincadeiras indígenas (na cozinha experimental e no pátio), com seus alunos, promovendo uma interação maior entre as diferentes culturas.

Confira abaixo, quais atividades foram realizadas e seus objetivos:

Arranca-Mandioca

Tem como propósito conhecer uma brincadeira que faz parte da cultura indígena e participar dela, comparando as nossas brincadeiras com as dos indígenas, identificando as semelhanças e diferenças entre elas.

Culinária

As crianças foram levadas até a cozinha experimental, para com a professora Thayane reconhecer alguns alimentos típicos da cultura indígena e, com isso, aprender a se alimentar, de maneira mais saudável, visto que a alimentação indígena é mais natural.