Educação InfantilFlutua ou Afunda?

Beatriz Omine

A aula foi sobre flutuabilidade. Em vez de abrir os livros para ler sobre o assunto, alunos do Nível II, juntamente com o Profº Carlos, e suas respectivas professoras, Debora, Daniela, Bruna e Daniele, usaram como exemplo coisas de seu cotidiano, como pedrinhas, bolinhas de ping-pong, barquinho de papel e até ovos, colocando tudo numa mesa. Elas discutiram o que achavam que ia acontecer com cada objeto: vai afundar ou não ao ser colocado na água? Registraram isso na apostila e partiram para a experiência em si, colocando os objetos na água e observando o que acontecia. A partir daí, as crianças se dividiram em grupos entre os objetos que afundam e não afundam, e passaram a observar as características comuns entre eles.

Por vezes os pequenos ficaram mesmo admirados com o que observaram. Foi o caso do barquinho de papel, com o peso da moeda, e sem o peso da moeda. Para os alunos tentarem entender o porquê dos factos que observaram, o Profº Carlos explicou que o afundar ou o flutuar dos objetos depende da sua densidade e não do seu peso nem do seu tamanho. Se for mais denso do que a água, afunda; mas se for menos denso do que a água, flutua! O ar que existe dentro das coisas também as ajuda a flutuar. As crianças descobriram isso quando mergulhámos 3 garrafas pets vazias, depois uma delas foi mergulhada aberta, e então afundou. O Profº apertou e os alunos viram bolhinhas de ar a saírem de dentro dela; largou-a, e imediatamente ela se afundou.

Foi uma atividade muito divertida e surpreendente para nossos alunos!