Ensino MédioAprendendo na prática

Guilherme Dogo

Estudar um conteúdo e compreendê-lo apenas na teoria pode ser abstrato demais para muitos estudantes. A prática, por meio, de experiências nos laboratórios faz com que os alunos apreendam melhor diferentes conteúdos.

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio, juntamente com as professoras Valquíria e Thayane, realizaram uma experiência na cozinha experimental do para compreenderem melhor a fermentação alcoólica.

A experiência consistia em preparar uma massa de pizza e privá-la do oxigênio para que a fermentação pudesse ocorrer. O resultado foi o aumento da massa, quase duplicando de volume, para que pudessem ser aberta e só então assadas.

Outro experimento para exemplificar e simular o que ocorre com a liberação de gás carbônico foi preencher dois frascos com fermento e açúcar e tapá-los com bexiga, porém, em um, foi adicionada água mais aquecida que no outro. A bexiga do frasco com água mais quente encheu mais rápida, exatamente pela temperatura mais elevada que acelera a liberação do gás, como explicaram as professoras.

Num outro frasco foram adicionadas sobras da massa de pizza e água morna. Num primeiro momento a massa afunda, porém, depois da liberação do gás carbônico, a massa começa a flutuar.

Os alunos ficaram intrigados e ao mesmo tempo, divertiram-se com novo dote culinário para fazer massas de pizza.