Ensino FundamentalProjeto Empresa

Berço de grandes empreendedores e de olho nos futuros protagonistas da nossa sociedade, o Colégio Eduardo Gomes começa a difundir o assunto entre crianças e adolescentes. É no ambiente escolar que noções sobre educação financeira, consumismo, dinheiro e empreendedorismo passam a fazer parte do cotidiano de jovens estudantes. Sem contar o papel fundamental que os pais têm na formação desses consumidores. A educação financeira ja faz parte da nossa grade curricular. Desenvolver a inteligência financeira é fundamental na vida de qualquer pessoa e iniciar este processo no período escolar é ainda mais saudável.

É necessário formar os jovens para serem os administradores de seus recursos e consumidores conscientes. Para administrar a vida é preciso aprender a administrar o próprio orçamento, o da família, saber a importância de poupar e onde aplicar essa poupança. Para isso é preciso saber o valor do dinheiro.

Dinheiro não nasce em árvore, não cai do céu, não se pode comprar tudo, primeiro é preciso comprar o necessário... Esses são alguns dos conceitos sobre orientação financeira que os alunos do 8º ano do nosso Colégio estão aprendendo. Entre os objetivos, diminuir o consumismo e ensiná-los a poupar. No ensino da educação financeira, a prioridade é o empreendedorismo, ou seja, saber fazer planos e, antes de gastar, aprender a lidar bem com o dinheiro que ganhamos.

Neste ano, para vivenciar o assunto ainda mais na prática, e incentivar mais os alunos, foi realizado uma visita a empresa alimentícia “Di Cunto”, em sua parceria, onde os alunos aprenderam sobre o sistema da empresa e colocaram em pratica a abertura de suas próprias micro empresas, o qual será desenvolvido durante todo o ano, com logotipo, objetivos, clientes em potencial e aprenderam a pensar no planejamento de longo prazo. Dessa forma, os alunos passam a perceber o mundo de uma forma mais empresarial, se preocupam com quanto custam as coisas, qual o retorno, e começam a entender que as decisões que tomamos em relação ao dinheiro impactam a qualidade de vida. Desenvolver uma relação saudável com o dinheiro gerará mais oportunidades das pessoas alcançarem seus sonhos, abraçarem novas oportunidades e gerarem emprego e renda para a sociedade.

A meta é que os alunos se tornem “farejadores” de oportunidades, que encontrem formas de agregar valor à sociedade e ao País.

Com produtos elaborados artesanalmente, alto padrão de qualidade e seguindo fórmulas e receitas desenvolvidas pela família ao longo do tempo, a Di Cunto é a mais antiga fabricante de panettone em atividade e continua com sua matriz no mesmo local desde 1896, na Rua Borges de Figueiredo, coração da Mooca. É motivo de orgulho dos moradores do bairro e de paulistanos de distantes pontos da cidade.