Ensino FundamentalDesvendando seres vivos

Ana Caroline Guedes

Alunos do 7º ano participam de atividade para observar processo fermentativo dos fungos

Você já deve ter visto pães ou frutas com um aspecto esverdeado e nem um pouco convidativo. Trata-se do mofo. Os fungos são responsáveis por essa modificação na aparência dos alimentos, quando estes são colocados em lugares escuros e úmidos.

Esses seres vivos são eucarióticos e podem tanto prejudicar, como ajudar as pessoas, tudo depende de seu tipo. Alguns são causadores de doenças, como a micose, e outros, agentes importantes na produção de medicamentos, como a penicilina.

Esse é um dos temas estudados pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, colocado em prática no laboratório pelos professores Carlos Sebode, Maria Bykovas e Tayane G. F. Pereira. A atividade realizada consistiu em demonstrar como o processo de fermentação ocorre. Foram utilizados três frascos. No primeiro, havia apenas água e fermento biológico (um fungo); no segundo, havia água morna, açúcar e fermento e, no último, água quente, açúcar e fermento.

Dessa forma, os alunos puderam observar como é a alimentação dos fungos, e a conclusão do experimento foi: no primeiro frasco, não havia alimento, logo o ser vivo não se proliferou; no segundo, houve fermentação por causa do açúcar e, no último, os fungos foram mortos pela água quente.

Para finalizar a atividade, houve degustação de queijo gorgonzola, muito conhecido e produzido a partir da ação de fungos – mofo.