Por dentro do EGEstrutura do EG é reconhecida

Diretora de escola do Paraguai visita EG para conhecer métodos do Colégio

Por Ana Caroline e Guilherme Dogo

Muitas escolas tentam implementar conteúdos que vão além do estudo acadêmico, mas encontram empecilhos, geralmente originados pelo formato da grade curricular.  O colégio Eduardo Gomes avançou significativamente nesse quesito: possui 16 modalidades esportivas, 4 culturais e Robótica – sem cobrar taxas adicionais.

Essa característica positiva chamou a atenção de Sandra Durquet, diretora e psicóloga de uma escola do Paraguai, que veio, juntamente com seu marido, Gabriel Durquet, ao Colégio, para conhecer profundamente o projeto desenvolvido pelas diretoras Janice e Filomena, juntamente com a vice-diretora pedagógica Maria da Penha.

O tópico principal da conversa foi a Robótica – que compõe o currículo das turmas do primeiro ao nono ano e é uma das forças competitivas do Colégio. Para explicar tudo, o professor Reginaldo estava presente e contou algumas experiências das aulas e dos torneios de que a equipe AC/DC/EG participou ao longo de sua trajetória. Ele detalhou todo o processo desde a implementação em 2006, até a FLL (First Lego League) disputada em março deste ano.

A Sra. Sandra Durquet ficou impressionada com a receptividade dos alunos frente a uma matéria que pode desenvolver não apenas o raciocino lógico, mas também a disciplina e o respeito. No Paraguai, segundo ela, ainda não existe uma escola que possua Robótica na grade, projeto que ela quer iniciar.

A interação entre as escolas e diretoras foi importante e produtiva para ambos os lados, pois, nessa conversa, houve significativa troca de experiências.