Ensino FundamentalExplorando o sistema respiratório

Ana Caroline Guedes

Você já observou como nossos pulmões funcionam? Por meio de um experimento, os alunos do 5º ano tiveram essa oportunidade.

Sabemos que nossa respiração é pulmonar, e que ela se dá pelo processo de inspiração e expiração, mas visualizar como isso ocorre não é fácil. Alguns experimentos, geralmente bem simples, buscam demonstrar essa atividade essencial do corpo humano

Para compreender esse processo e observar a atuação do diafragma na respiração, explorando a estrutura desse sistema, no dia 31 de julho, os alunos do 5º ano, com a professora Auricelia Cavalcante e Maria Eugenia Bianchi Gonçalves, usaram bexigas, garrafa pet, fita adesiva e tubos em formato de “y” em seu experimento.

Os alunos cortaram a base da garrafa pet e utilizaram uma das bexigas para “vesti-la”, fazendo o papel de diafragma. Dentro do recipiente, outras duas bexigas, os “pulmões”, estavam ligadas a um tubo, representando o sistema respiratório humano.

Depois de confeccionado, os alunos perceberam que, ao puxar a base do experimento, a pressão dentro da garrafa diminuía, e o ar entrava pelas bexigas pequenas, inflando-as e representando a inspiração. E ao soltar a base, a pressão dentro do recipiente aumentava, e os “pulmões” liberavam o ar que estava dentro deles pelo tubo, no movimento de expiração.

Confira abaixo as fotos da atividade.