Ensino MédioEstudo em Bertioga

Oportunidade de observar conteúdo estudado leva alunos do EG a conhecerem Bertioga

Por Rafael Teodoro

O município de Bertioga, localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, possui uma grande variedade de ecossistemas, como Mata Atlântica, Mata de Restinga, Mata de Várzea e manguezais. A cidade é frequentemente utilizada pelas professoras Valquíria Fernandes e Patrícia Meira como local de estudo, para trabalharem conceitos ensinados em sala de aula aos alunos da 1ª série do EM.

Durante uma excursão realizada à cidade, nos dias 20 e 25 de março, os estudantes, acompanhados pelo Biólogo André Costa, tiveram a oportunidade de uma aproximação com os conceitos, explorados em sala de aula, sobre os ecossistemas, suas características típicas de fauna e flora e seus fatores físico-químicos; conhecerem a floresta tropical exuberante e densa, com grande biodiversidade; a importância ecológica do mangue na procriação e no desenvolvimento de diversas espécies da fauna marinha, como rota migratória de aves e alimentação de peixes, além de conscientizarem-se sobre a importância dessas áreas de preservação e a influência do crescimento urbano, aterros, expansão imobiliária e outros fatores que estão comprometendo esses ecossistemas.

A viagem também caracteriza-se como um início de trabalho, no qual os alunos devem registrar, com fotos, e anotar as informações fornecidas pelos biólogos durante o trajeto, para produzirem um relatório, detalhando tudo o que foi observado, assimilando o conteúdo estudado nas dependências do Colégio.

Confira algumas fotos dos locais visitados: