Ensino FundamentalAfunda ou não afunda?

Ana Caroline Guedes

Alunos do 1º ano vão ao laboratório para realizar experiências

Algumas atividades e experimentos, mesmo simples, ao serem trabalhados com os alunos, transformam a percepção e agregam conhecimento a respeito de determinado assunto. Para complementar os estudos sobre submersão e emersão, o 1º ano do Ensino Fundamental foi ao laboratório, na semana do dia 31 de agosto.

Sob orientação das professoras Thayane G. F. Pereira, Valquíria Castilho Gonçalves, Kellyn Regina Sposito de Moura, Roberta Achkar, Eny Razzante Kenez, Sheila Cristina Bogalhos Balbino e Daniele Zola Oliveira de Souza, os pequenos participaram de dois experimentos. O primeiro utilizava uma garrafa pet cheia de água, com uma tampa de caneta envolta em massinha, simulando um submarino, dentro dela. Ao pressionar a garrafa, o “submarino” afundava e, ao soltá-la, ele flutuava. Isso ocorreu devido ao fato de o ar dentro da tampa comprimir-se, tornando-a menos densa e, com o movimento contrário, mais densa.

O segundo experimento era uma brincadeira de adivinhação. A professora mostrava determinado objeto, como tesoura, rolha, bolinha de gude, vidro ou pregador, e os alunos tentavam acertar qual deles afundaria ou não, ao ser colocado em um recipiente com água.

Confira mais detalhes da atividade nas fotos abaixo.