Ensino FundamentalVivendo o passado

Por Tábata Madeira

Quando pequenos, é comum escutarmos histórias sobre o passado de nossos pais, avós e tios, e até mesmo ouvir aquela frase “No meu tempo não existia internet. ”, ou “Antes eu brincava na rua, não com essa tecnologia toda. ”, criando uma certa curiosidade sobre como era a vida do nosso familiar em determinada época.

Com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Eduardo Gomes não foi diferente. Questionados sobre as origens de suas famílias, pelas professoras Eloiza, Maria Cristina, Sheila, Crislaine e Leila, os estudantes tiveram de buscar algum objeto que estivesse ligado à lembrança familiar.

Após acharem alguns objetos antigos, as professoras realizaram, com os alunos, uma exposição de objetos antigos, fazendo ampliar-se o conhecimento a respeito dos seus ancestrais. Durante essa atividade, os estudantes puderam mostrar e contar um pouco sobre a história de sua família e como o objeto escolhido relacionava-se a ela.

Ferros de passar, máquinas de datilografar, câmeras fotográficas, vestidos, bússolas, discos de LP, moedas, telefones e passaportes foram alguns dos objetos apresentados às classes. Tudo muito diferente do que é visto nos dias de hoje. Foi uma experiência e tanto para os pequenos, que perceberam como as gerações se diferenciam ao longo dos anos. Confira abaixo fotos desse túnel do tempo.