Comunicado Mensal - Maio/2018

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COLÉGIO EDUARDO GOMES

Compromisso de educar para transformar.

 

Comunicado Mensal - Maio/2018

  

30/04

- Emenda de feriado – (aulas suspensas)

- Feriado – Dia do Trabalho – (aulas suspensas).

02

- Início do 2º trimestre.

- De 02 a 21/05 (até as 12h) – Inscrições para a palestra Oå jovem do século XXI, Tiago Tamborini

03

- Reunião de Pais e Mestres: Educação Infantil; 1º ano A, B, C, D, E; 2º ano A, B, C, D e 4º ano A, B, C.

- Excursão ao Museu Afro Brasil – 4º ano A, B, D, E – Ensino Fundamental

04

- Reunião de Pais e Mestres: 3º ano A, B, C, D, E, F; 4º ano D, E, F, G e 5º ano A, B, C, D, E

- Excursão ao Museu Afro Brasil – 4º ano C, F, G – Ensino Fundamental

 05

- Reunião de Pais e Mestres – Das 8h às 11h30min - EF (6º ao 9º ano) e EM – pais de alunos com notas inferiores a 6,0.

- Plantão para adesão à viagem de Formatura – 9º ano EF – na Recepção

- Plantão para adesão à colação de grau e baile de formatura – 9º ano EF e 3ª série EM – na Recepção

- 1º BAZAR SOLIDÁRIO 2018 – Pátio (em frente à quadra poliesportiva) – Das 8h às 11h30min

- Visita às novas instalações do Colégio – Às 8h30min e às 9h30min, para pais de alunos da Ed. Infantil e Ens. Fundamental I / às 10h30min e às 11h30min, para pais do Ens. Fundamental II e Ens. Médio

- Jr. NBA de Basquete – Local: EG – às 12h30min

 

06

- IV ReunEG – corrida e caminhada – Dia da Família – Av. Presidente Kennedy – a partir das 8h

08

- Excursão à Zini Massas Alimentícias – 8º ano A, B – Ensino Fundamental

09

- Reunião de Pais e Mestres – Das 19h às 20h30min – pais de alunos com notas iguais ou superiores a 6,0.

- Excursão ao Catavento Cultural – 2º ano B, C – Ensino Fundamental

10

- Excursão à Zini Massas Alimentícias – 8º ano C – Ensino Fundamental

- Excursão ao Catavento Cultural – 2º ano A, D – Ensino Fundamental

12/05

-  Míni vôlei – Local: EG – horário a definir

15

- Excursão ao SEMASA – ETA Guarará – Estação de Tratamento de Água – 5º ano A, C – Ensino Fundamental

18

- Excursão à  Zini Massas Alimentícias – 8º ano D, E – Ensino Fundamental

20

- Simulado Enem Anglo – 2ª e 3ª séries do EM

21

- VII Ciclo de Palestras -  Palestrante: O jovem do século XXI, Tiago Tamborini – das 19h30min às 21h

Teatro Paulo achado de Carvalho

25

- Excursão ao SEMASA – ETA Guarará – Estação de Tratamento de Água – 5º ano B, D – Ensino Fundamental

26

- Festival de GA – Colégio Eduardo Gomes – 9h – Educação Infantil e 1º ano EF

                                                                            13h – A partir do 2º ano do EF

27

- Simulado Enem Anglo – 2ª e 3ª séries do EM

29

- Excursão ao SEMASA – ETA Guarará – Estação de Tratamento de Água – 5º ano E – Ensino Fundamental

31

 - Corpus Christi (aulas suspensas)

1º/06

- Emenda de feriado (aulas suspensas)

            

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

·       COMUNICADOS ESPECÍFICOS Serão enviados comunicados específicos para cada tipo de evento (excursões, atividades esportivas e culturais, simulados etc.), contendo todas as informações necessárias e a autorização. Essas informações serão enviadas também por e-mail e estarão disponíveis no site do Colégio (Mural). Para as atividades esportivas e culturais internas, os comunicados serão enviados apenas por e-mail.

 

·       Durante o ano de 2018, continuarão os plantões do Studio Bernardi, no Colégio, em toda primeira quarta-feira do mês, para escolha e/ou retirada de fotos dos eventos fotografados por eles.

 

MANUAL PARA PAIS E ALUNOS

 

·       Está disponível no site www.colegioeduardogomes.com.br – no menu Informativo – Manual para Pais e Alunos.

·       Manual de Regras e Normas do EG-ESPORTES no site colegioeduardogomes.com.br/eg-esportes/regras-e-normas.

 

              UNIFORMES ESCOLARES E ESPORTIVOS

               Nossos uniformes são comercializados pelos seguintes fornecedores:

            

               Malharia Chalana (uniformes escolares e esportivos)

               Rua Taipas, 124 – Barcelona – SCSul – SP – Telefone (11) 4221-6202

 

                Liberty (todos, menos quimono, short e blusinha em Lycra)

Rua Major Carlos Del Prete, 1.141 - Santo Antônio, SCSul – SP – Telefone: (11) 4229-5794

                Conical (apenas de Natação e G. Artística)

Rua Oswaldo Cruz, 122 - Santa Paula, SCSul - SP - Telefone: (11) 4224-4989

Acqua Dovers (camiseta térmica para Natação)

Av. Álvaro Guimarães, 662 - Planalto, SBC - SP - Telefone: (11) 4341-6456

 

                Eduardo (apenas quimono de Judô) Telefone: (11) 99788-7840

 

 

                 PAINEL DO ALUNO E APLICATIVO
 

·       O acesso ao Painel do Aluno e ao aplicativo do Colégio (Eduardo Gomes Mobile) é feito através de login e senha. Os pais dos novos alunos já receberam essas informações por e-mail.   

                  

Mensagem do mês – texto para leitura e reflexão

 

A geração “floco de neve”: pessoas sensíveis que se ofendem por tudo

 

 Novembro/2017

 

 

Quando imaginamos um floco de neve, nós o associamos à beleza e singularidade, mas também à sua enorme vulnerabilidade e fragilidade. Essas são precisamente duas das características que definem as pessoas que atingiram a idade adulta na década de 2010. Afirma-se que a geração “floco de neve” seja formada por pessoas extremamente sensíveis aos pontos de vista que desafiam sua visão de mundo e que respondem com uma suscetibilidade excessiva às menores queixas, com pouca resiliência.

A voz de alarme, por assim dizer, foi dada por alguns professores de universidades, como Yale, Oxford e Cambridge, que notaram que a nova geração de alunos que frequentavam suas aulas era particularmente suscetível, não tolerante à frustração e particularmente inclinados a fazerem tempestade em copo d’água.

 

Cada geração reflete a sociedade que viveu

Dizem que as crianças saem mais ao padrão da sua geração que aos pais. Não há dúvida de que, para entender a personalidade e o comportamento de alguém, é impossível abstrair do relacionamento que estabeleceu com seus pais durante a infância e a adolescência, mas também é verdade que os padrões e expectativas sociais desempenham um papel importante no estilo educacional e moldam algumas características de personalidade. Em resumo, podemos dizer que a sociedade é a terra onde a semente é plantada e cresce, e os pais são os jardineiros responsáveis por fazer crescer.

Isso não significa que todas as pessoas de uma geração respondam ao mesmo padrão, felizmente há sempre diferenças individuais. No entanto, não se pode negar que as diferentes gerações têm metas, sonhos e formas características de comportamento que são o resultado das circunstâncias que tiveram de viver e, em alguns casos, tornam-se inimagináveis em outras gerações.

Claro, o mais importante é não colocar rótulos, mas analisemos para entender o que está na base desse fenômeno, para não repetir os erros e para que possamos dar a devida importância a habilidades de vida tão importantes quanto a inteligência emocional e a resiliência.

 

3 erros educacionais colossais que criaram a geração “floco de neve”

 

1.     Superproteção. A extrema vulnerabilidade e escassa resiliência dessa geração têm suas origens na educação. Estes são, geralmente, crianças que foram criadas por pais superprotetores, dispostos a pavimentar o caminho e resolver o menor problema. Como resultado, essas crianças não tiveram a oportunidade de enfrentar as dificuldades e conflitos do mundo real e desenvolver tolerância à frustração, ou resiliência. Não devemos esquecer que uma dose de proteção é necessária para que as crianças cresçam em um ambiente seguro, mas quando impede que explorem o mundo e limita seu potencial, essa proteção se torna prejudicial.

 

2.     Sentido exagerado de “eu”. Outra característica que define a educação recebida pelas pessoas da geração “floco de neve” é que seus pais os fizeram sentir muito especiais e únicos. Claro, somos todos únicos, e não é ruim estar ciente disso, mas também devemos lembrar que essa singularidade não nos dá direitos especiais sobre os outros, já que somos todos tão únicos quanto os outros. O sentido exagerado de “eu” pode dar origem ao egocentrismo e à crença de que não é necessário tentar muito, uma vez que, afinal, somos especiais e garantimos o sucesso. Quando percebemos que esse não é o caso e que temos de trabalhar muito para conseguir o que queremos, perdemos os pontos de referência que nos guiaram até esse momento. Então começamos a ver o mundo hostil e ameaçador, assumindo uma atitude de vitimização.

 

3.     Insegurança e catástrofe. Uma das características mais distintivas da geração “floco de neve” é que eles exigem a criação de “espaços seguros”. No entanto, é curioso que essas pessoas tenham crescido em um ambiente social particularmente estável e seguro, em comparação com seus pais e avós, mas, em vez de se sentirem confiantes, temem. Esse medo é causado pela falta de habilidades para enfrentar o mundo, pela educação excessivamente superprotetora que receberam e que lhes ensinou a ver possíveis abusos em qualquer ação e a superestimar eventos negativos, transformando-os em catástrofes. Isso as leva a desejarem se bloquear em uma bolha de vidro, para criar uma zona de conforto limitado onde se sintam seguras. 

 

Para entender melhor como a educação recebida afeta uma criança, é importante ter em mente que as crianças procuram pontos de referência em adultos para processar muitas das experiências que experimentam. Isso significa que uma cultura paranoica, que vê abusos e traumas por trás de qualquer ato e responde com superproteção, gerará efetivamente crianças traumatizadas. A forma como os adultos enfrentam uma situação particularmente delicada para a criança, como um caso de abuso escolar, pode fazer a diferença, tornando-a uma criança que consegue superar e se torna resiliente ou uma criança que fica com medo e torna-se uma criança vítima.

 

Qual é o resultado?

O resultado de um estilo de parentesco superprotetivo, que vê o perigo em todos os lugares e promove um sentido exagerado de “eu”, são pessoas que não possuem as habilidades necessárias para enfrentar o mundo real.

Essas pessoas não desenvolveram tolerância suficiente à frustração, então o menor obstáculo as desencoraja. Nem desenvolveram inteligência emocional adequada, então não sabem como lidar com as emoções negativas que certas situações suscitam.

Como resultado, tornam-se mais rígidas, sentem-se ofendidas por diferentes opiniões e preferem criar “espaços seguros”, onde tudo coincide com suas expectativas. Essas pessoas são hipersensíveis à crítica e, em geral, a todas as coisas que não se encaixam em sua visão de mundo.

Também são mais propensas a adotar o papel de vítima, considerando que estão todos contra ou equivocados. Dessa forma, desenvolvem um local de controle externo, colocando a responsabilidade sobre os outros, em vez de se encarregar de suas vidas e mudar o que podem mudar.

O resultado também é que essas pessoas são muito mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, do estresse pós-traumático à ansiedade e à depressão. Na verdade, não é estranho que o número de transtornos de humor aumente ano após ano.

 

Fonte

Mistler, BJ et. Al. (2012) The Association, for University and College Counseling Center Directors Annual Survey Reporting. Pesquisa do AUCCCD; 1-188

Esse artigo foi publicado originariamente no site Rincón Psicología e foi livremente adaptado pela equipe da Revista Pazes.

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 




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