Comunicado 40/18 - VII Ciclo de Palestras (8º ano à 3ª série)

COLÉGIO EDUARDO GOMES

Compromisso de educar para transformar.

Comunicado 40/18

Assunto: VII Ciclo de palestras – Critério para pontuação

São Caetano do Sul, 28 de março de 2018.

VII CICLO DE PALESTRAS

TEMÁTICA – Lições para a vida inteira

Com o objetivo de trabalhar Temas Transversais (Ética, Cidadania, Trabalho e Consumo), o Colégio Eduardo Gomes organizou o VII Ciclo de Palestras, preparado especialmente para estreitar os laços entre pais, alunos e escola. O evento, que terá como tema “Lições para a vida inteira”, contará com a participação de professores, doutores e profissionais de destaque.

Ressaltamos que as palestras serão destinadas a todos os pais, aos alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e a todos os alunos do Ensino Médio.

1º Encontro – 16/04 (segunda-feira) – Palestrantes Taís e Roberta – SOS Educação

Inscrições de 28/03 a 16/04 (até as 12h) – Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho, das 19h30min às 21h

Tema: Questões da vida moderna que impactam a capacidade de aprendizagem

Sobre o tema

Sabemos que, atualmente, as tecnologias, a grande quantidade de conteúdos, a correria da vida moderna, as questões da adolescência e principalmente a preguiça alteram a concentração, por isso, as palestrantes discutirão como melhorar o interesse e a qualidade nos momentos de estudo, e como os pais/responsáveis podem auxiliar os filhos.

2º Encontro – 21/05 (segunda-feira) – Palestrante Tiago Tamborini

Inscrições de 02 a 21/05 (até as 12h) - Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho, das 19h30min às 21h

Tema: O jovem do século XXI

Sobre o tema

Se você já disse algum dia: “mas na minha época, não era assim!”, acertou, não era mesmo! Essa palestra apresenta as principais características biopsicossociais dos adolescentes do século XXI e propõe uma reflexão sobre as melhores atitudes que podemos tomar quando o assunto é educação de crianças e adolescentes.

3º Encontro – 18/06 (segunda-feira) – Palestrante Rossandro Klinjey Irineu Barros

Inscrições de 29/05 a 18/06 (até as 12h) - Local: Teatro Paulo Machado de Carvalho, das 19h30min às 21h

Tema: A educação como agente transformador

Sobre o tema

Um erro comum na educação é acreditar que as formas e métodos que deram certo no passado vão responder às questões do presente e do futuro. O naturalista britânico Charles Darwin mostrou que o vencedor da seleção das espécies não foi o mais forte, e sim o mais adaptável. Por isso, as mudanças geracionais exigem adaptações e modificações constantes. Não que tudo tenha de ser revisto ou revogado, mas as mudanças são necessárias e devem ser bem-vindas.  A geração atual é impaciente, não espera processos e busca gratificações instantâneas. Seus relacionamentos têm vínculos de outra ordem, como os das redes sociais, além de ter dificuldades em lidar com promessas e gratificações futuras. Como a educação é processual, e isso não mudou, muitos se sentem desestimulados a acreditar e esperar pelos resultados que ela oferece. O que motiva essa geração? Como reconfigurar os interesses pelo saber? É o tema a ser discutido nessa palestra

Ressaltamos que as palestras serão destinadas AOS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL (COMPROVADO MEDIANTE CONSULTA AO PRONTUÁRIO DO ALUNO) E AOS ALUNOS, que deverão assinar a lista de presença no hall do teatro. Após cada palestra e a partir de um diálogo entre pais e filhos, o aluno deverá redigir um texto sobre as ideias apresentadas, que forem mais significativas para sua família. Esse texto deverá ser entregue para a Coordenação Pedagógica sempre na segunda-feira subsequente à palestra.

Obs.: Seu texto deverá evidenciar que houve um diálogo entre o aluno e seu responsável. Será necessário escrever um mínimo de 10 linhas, com letra legível e à caneta.

Critério para pontuação

Somente o aluno que assistir a 3 palestras, acompanhado de um dos pais e/ou responsável legal e entregar os três textos terá um bônus de 0,5, em uma disciplina de sua escolha, no 3º trimestre. O aluno que assistir a 2 palestras, acompanhado de um dos pais e/ou responsável legal, e entregar os dois textos terá um bônus de 0,25 em uma disciplina; se assistir a 1, mesmo entregando o texto, não terá direito ao bônus.

Obs.: Aproveitando o momento para estreitar os laços familiares, os estudantes deverão sentar-se ao lado de seus pais ou responsável legal.

Aqueles que tiverem atitudes que não condizem com a postura de estudante não terão seu relatório validado.

VAGAS LIMITADAS

As inscrições deverão ser realizadas para cada participante individualmente (aluno, pai, mãe, responsável), no site do Colégio (www.colegioeduardogomes.com — banner na página principal, ou no painel do aluno), nas datas acima.

Consideramos os temas relevantes para todos os que se preocupam com a educação.

Participe, reflita e tenha um sentido ou um novo sentido de vida!

Sua presença é muito importante!

A Direção