Por Tábata Madeira
Um dos acontecimentos que mudou o rumo do Brasil, foi a Independência, em 7 de setembro de 1822.
Para contar de maneira contextualizada o acontecimento nas margens do rio Ipiranga, a professora Érika Magalhães resolveu criar um monólogo.
Ao entrarem na sala de aula, os alunos do Integral, depararam-se com várias bandeiras do Brasil ao redor da sala, tomaram seus lugares, e então a professora começou a mostrar objetos daquela época, como leque, lamparina e o jogo de chaleira. Em seguida deu início à história que tornou o Brasil independente de Portugal.
Atentos à narrativa, os estudantes descobriram muitas curiosidades como: Dom Pedro I não tinha um cavalo e sim uma mula e antes de proclamar a independência, Dom Pedro I teve uma crise intestinal. Esse fato foi o que muitos alunos mais acharam surpreendente.
Após dramatização, os estudantes tiveram de desenhar, em uma cartolina, o que haviam aprendido e, de acordo com sua visão, qual foi o fato mais interessante da história contada. Aprender mais sobre a história de nosso país faz com que consigamos entender o que ocorre nos dias de hoje.
Na finalização da atividade, os alunos e a Prof.ª Érika gritaram a frase histórica de D. Pedro I: “Independência ou Morte!".