Em 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra, e uma das formas efetivas de se combater o preconceito que ainda existe é trabalhar esse assunto com as crianças desde cedo, seja com brincadeiras, desenhos e produções artísticas em geral.
Os alunos do Integral, sob orientação da professora Érika Magalhães, aprenderam sobre a história da boneca Abayomi. Essa palavra é de origem iorubá, idioma falado na parte oeste do continente africano e significa encontro precioso. Ela começou a ser feita durante as viagens, quando as mães faziam a Abayomi em forma de acalento, para amenizar o medo das crianças devido as atrocidades que aconteciam no navio negreiro...
Para conscientizar-se sobre o respeito ao próximo, nessa semana da Consciência Negra, as crianças, além de escutar a história, também confeccionaram a boneca, usando tecidos e tnt. Todos puderam levar sua própria Abayomi para casa e conhecer, de forma sutil e lúdica, um pouco mais da cultura afro-brasileira, percebendo sua importância.