Por Jaqueline Sobreira - 26/02/2016
Você sabe o que é um tangram? Da onde ele surgiu? Os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental vão ajudar a responder a essas perguntas, já que tiveram a ajuda desse quebra-cabeça para aprender formas geométricas, a cultura de outros povos, raciocínio e desenvolver a imaginação.
O tangram foi criado na China, por volta do século VII a.C. Existe uma lenda que conta que, no século XII, um monge deu ao seu discípulo um azulejo quadrado de porcelana, para que ele viajasse o mundo e anotasse tudo o que conhecesse de mais belo. O discípulo acabou tropeçando e quebrando o azulejo em sete pedaços. Ao tentar montar, ele percebeu que os sete pedaços formavam figuras geométricas, que, quando unidas da forma correta, poderiam retratar todas as maravilhas do mundo
Cada aluno recebeu sete peças do quebra-cabeça, com as seguintes formas geométricas: dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. Com a ajuda das professoras Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Achkar, Eny Razzante e Sheila Cristina, e de possíveis desenhos que poderiam ser montados com as peças, os alunos usaram a imaginação para formar algumas imagens.
As crianças conheceram a lenda do tangram, e aprenderam que, a partir de formas geométricas, é possível formar diversas imagens e desenhos e desenvolveram ainda mais sua imaginação.