Ensino FundamentalA ciência e as bananas

Por Jaqueline Sobreira

Até hoje, nós estudamos os seres vivos e o meio ambiente para compreender melhor o que acontece a nossa volta. Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com a ajuda de uma atividade experimental, tiveram a oportunidade de conhecer algumas teorias na aula de Ciências. A professora Maria Bykovas apresentou aos alunos duas teses: a Abiogênese, teoria que afirma que os seres vivos surgem espontaneamente de matérias orgânicas; e o conceito da Biogênese, que, por sua vez, relata que os micro-organismos estão por toda parte e que a vida só é gerada através de outro ser vivo.

Para ilustrar essas duas hipóteses, a professora realizou uma atividade experimental, respondendo à seguinte pergunta “É possível moscas surgirem de bananas?”, os estudantes observaram, ao longo de algumas semanas, o comportamento de fatias de banana dentro de um frasco aberto e o comportamento da fruta num recipiente fechado.

Além de verificar semanalmente os resultados, os jovens registraram, em suas apostilas, o que acontecia em cada pote. Na semana do dia 7 de março, os alunos constataram que, no frasco tampado, as bananas apodreceram, porém, no recipiente em que as bananas ficaram expostas, larvas e moscas depositaram seus ovos. A conclusão foi de que a teoria da Biogênese é verdadeira, e que a Abiogênese não acontece.

Após observarem os resultados, todos produziram um relatório, explicando claramente o que tinha acontecido com cada recipiente. Com a experiência, os estudantes compreenderam, de modo prático, o comportamento dos seres vivos e os fenômenos naturais.