Ensino FundamentalRepresentando o universo

Por Jaqueline Sobreira

O homem levou milhares de anos para compreender como funciona o universo e o sistema solar. Com o desenvolvimento da tecnologia e estudo, o ser humano começou a distinguir o que eram planetas, estrelas, cometas e asteroides.

O 1º ano do Ensino Fundamental está aprendendo sobre o nosso sistema, a teoria do Big Bang e o funcionamento de cada planeta. Com a ajuda das professoras Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Dragoni, Eny Razzante e Sheila Cristina, os alunos tiveram uma atividade prática que simularia a teoria do Big Bang. Primeiro, todas as crianças se abraçaram, e depois, simulando a “explosão” correram para lugares diferentes.

No segundo exercício, cada estudante representou um dos oito planetas do conjunto, estrelas, cometas, o sol e a lua. Isso tudo para entender como acontece a rotação de cada planeta e o movimento das estrelas e comentas.

Já na terceira, e última dinâmica, os alunos ensaiaram uma dança bem diferente. É que a rotação espiral do sistema solar foi chamado, pelas professoras, de dança dos planetas.

Em todas as atividades, o 1º ano aprendeu, na prática, o funcionamento de uma pequena parte do universo. Confira as fotos: