Ana Caroline Guedes
Os antiácidos são medicamentos capazes de neutralizar o ácido clorídrico, que é liberado pelas células gástricas. São facilmente encontrados nas farmácias e muito utilizados como automedicação em indisposições estomacais, a exemplo do conhecido “sal de frutas”, mas seu uso contínuo pode causar úlcera péptica ou neoplasia estomacal.
A 3ª série do Ensino Médio, sob orientação do professor de Química, Alex Ferreira, realizou um experimento, na semana do dia 21de março, com o intuito de observar de perto a reação que os antiácidos causam no organismo. As classes confeccionaram “foguetes químicos”, utilizando garrafas pet, frascos de desodorante, rolhas e comprimidos Sonrisal.
Os alunos colocaram água e Sonrisal na garrafa pet e repetiram o conteúdo no frasco de desodorante, fechando-o com uma rolha. Ao juntá-los, era possível observar que o frasco voava, como um foguete, mostrando como o antiácido funciona em contato com o estômago e por que usá-lo de forma indiscriminada pode ser prejudicial.
Confira algumas fotos da atividade descontraída que os alunos realizaram.