Atividade de Arte ajuda a levantar questões sociais com embrulhos
Por Jaqueline Sobreira
A arte atual é marcada pela total liberdade de expressão e pelo uso de tecnologias. É essencial entendê-la, visto que essa é uma arte que se aproxima da nossa vida. Com isso, a Profª. Andrea Araújo apresentou aos alunos do Ensino Médio o casal de artistas Christo e Jeanne Claude, que retiram itens usados no cotidiano para colocar em suas obras.
Uma das marcas registradas do casal é cobrir objetos para que o seu contorno fique em evidência, mostrando apenas sua estética e questionando o papel do homem na sociedade.
Após a história ser contada, a proposta para a atividade era a seguinte: os jovens teriam de embalar com qualquer tipo de material um objeto e, consequentemente, explicar o conceito que se escondia no pacote.
Foram usados os mais diversos materiais, como uma caixa preta que continha uma interrogação, questionando o que somos e pensamos; bulas de remédios como embalagem, para simbolizar a depressão e até mesmo bonecas embaladas em plástico transparente, que remetiam à infância. Confira, nas fotos, o resultado dos trabalhos: