Ana Caroline Guedes
Os versos de um poema podem representar os sentimentos, pensamentos e ideias de quem o escreve, como Voltaire disse há muito tempo: “A poesia é a música da alma, e sobretudo de almas grandes e sentimentais.”
O projeto “Brincando de poesia”, com o 4º ano do Ensino Fundamental, trabalha a escrita, a imaginação e o gosto pela leitura através de atividades dinâmicas. Por isso, um grupo de atores (vestidos de palhaços): Pontileia, Pafúncia e Nerdolino, apresentaram uma peça aos alunos, no dia 4 de abril.
Os “palhaços” falaram, de uma maneira descontraída, sobre poesia e a importância do hábito da leitura e interagiram com os estudantes, ao propor que eles os ajudassem a construir um poema também.
Com base na peça e no material estudado em sala de aula e sob orientação das professoras de Língua Portuguesa, Jéssica Prudenciano, Janaina Alvarenga e Aspacia Toledo, posteriormente será realizada uma coletânea de poemas, na qual cada um escreverá o seu, usando a imaginação, a técnica e a criatividade. Confira algumas fotos da peça aqui no EG.