Ensino FundamentalO Jogo da Dengue

Por Jaqueline Sobreira

Dengue, chikungunya e zika estão em todos os noticiários. As doenças têm um único transmissor, o mosquito aedes aegypti, que deposita seus ovos em locais com água parada. Uma das maneiras de evitar a proliferação das doenças e do mosquito é pela conscientização.

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental trabalharam, na semana do dia 28 de março, um jogo para entender de forma simples e objetiva tudo sobre a dengue. Separados em grupos pelas professoras Adriana Furlani, Carmem Lúcia, Andreia Akima, Aparecida Idália, Cristina Nunes e Paula Cristina, os alunos receberam tabuleiro, dados e cartas.

O jogo funcionava da seguinte forma: cada aluno deveria lançar os dados, e depois, andava até a casa correspondente ao número. Depois disso, pegava uma carta que continha uma pergunta sobre a dengue, que o colega do lado deveria responder. Quem não soubesse a resposta, perdia a vez na rodada.

Com o auxílio do Jogo da Dengue, as crianças puderam identificar o agente transmissor, reconhecer os principais criadouros do mosquito e saber como se prevenir das doenças causadas pelo agente transmissor.