Por Jaqueline Sobreira
Existem técnicas artísticas para que um desenho fique o mais parecido possível com a realidade. Um desses instrumentos é a perspectiva, um procedimento que utiliza os efeitos visuais das linhas convergentes. Esse método é usado em desenhos tridimensionais, ou os famosos 3D. Esse raciocínio também é usado por fotógrafos renomados.
Isso nos faz entender que muitas técnicas artísticas estão em nosso cotidiano. Esses exemplos também ajudaram o 7º ano do Ensino Fundamental a aprender o significado de perspectiva, ensinado, no primeiro trimestre, pela Prof.ª Nilza Sbravat.
Após o conteúdo teórico, a professora apresentou uma atividade que envolveria não apenas a observação de objetos do cotidiano dos alunos, mas também muita criatividade. Os jovens receberam dois desafios: o primeiro foi desenhar prédios e casas da forma mais realista possível. O outro exigiu mais o lado criativo: cada estudante deveria escrever seu nome com elementos 3D.
Cada desenho foi ilustrado com elementos que definiam as características de cada um. Ao fim da atividade, os trabalhos foram expostos no terceiro andar do Colégio.